domingo, janeiro 06, 2013

AS PRIMEIRAS RECLAMAÇÕES DO ANO

Nada como um Domingo para praticar a cidadania!
Seguem-se as reclamações enviadas hoje para a CP, por causa dos comboios urbanos do Porto, e para a Câmara Municipal de Ílhavo, por causa da falta de condições na ciclovia.

Para a CP preenchi on line e recebi esta simpática informação "A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Logo que possível irá receber uma resposta.
Agradecemos a sua preferência."
Vamos lá ver quanto tempo demoram a responder a isto:
"Caros Senhores
Tenho em meu poder 4 Cartões Recarregáveis Ocasionais - CRO, utilizados apenas um par de vezes, em bom estado de conservação. Ontem, na estação de Aveiro, tentei devolvê-los para reaver os 0,50 euro de cada, mas os funcionários ali presentes recusaram-se a fazê-lo porque os bilhetes não estavam novos em folha, e porque caso fizessem a devolução poderiam depois serem obrigados a pagar a despesa do seu bolso. Os 4 CRO não apresentam dobras ou vincos, mas apenas marcas de terem sido utilizados, pois são em papel e qualquer coisa deixa uma marca. Como é óbvio não vale a pena perder muito tempo por causa de 2 euros, mas parece-me realmente abusiva esta situação, em que a empresa castiga os funcionários por coisas absurdas como pequenas marcas nos CRO. Qualquer dia vão dizer que só podem aceitar CRO desinfetados? Se o cartão funciona bem e não está sujo, nem vincado, é óbvio que deve ser trocado pelo seu valor, e caso algum funcionário tenha uma falha não deve ser logo perseguido, até porque é habitual haver muita gente nas bichas e este processo da troca acaba por ser mais um processo moroso!
Uma vez que tive que ficar com os CRO, e porque os funcionários da bilheteira transferiram a responsabilidade para quem fiscaliza estas devoluções e pune estes funcionários, agradecia que um desses fiscais me telefonasse, para combinar o meio de conseguir proceder à troca dos bilhetes, uma vez que não moro em Aveiro e não compensa voltar a ir a Aveiro apenas por causa de 2 euros.
João Paulo Pedrosa"
Para a Câmara foi por email, com conhecimento à empresa que anda a fazer um estudo sobre mobilidade na zona de Aveiro:
"Exmos Senhores
Ontem à noite passei mais uma vez na Ciclovia que acompanha a variante à N109, junto à Ria de Aveiro. Pela segunda vez que ali passo, e porque agora as noites são maiores, reparo que a iluminação pública está desligada em todo o troço que passa junto à Ria e a terrenos agrícolas da zona da Coutada, só voltando na zona em que existem habitações. Esta é uma ciclovia que serve também para as pessoas fazerem caminhadas, sendo assim uma via partilhada. Mesmo com as minhas luzes da bicicleta ligadas, e porque toda a estrada que é acompanhada pela ciclovia fica muito escura, alguns dos automóveis passam para máximos, e quem ali vai de bicicleta ou a pé mal consegue ver por onde passa. De bicicleta, com a velocidade, a situação é mais grave.
Agradeço assim que me expliquem a que se deve a falta de iluminação e qual a data prevista para voltar a ser ligada.
Não é o meu caso, pois sou de Vagos, mas esta situação é um verdadeiro desincentivo à utilização da bicicleta e à prática de caminhadas por parte da população. Sugeria ao responsável por esta situação fazer ali uma passagem de bicicleta, entre as 19h e as 20h, e perguntar às pessoas que  ali estão a caminhar (e que serão já menos do que antes, por evitarem essa zona) o que pensam da situação e se gostam mais assim ou com a luz ligada.
Mais do que muita gente sou a favor da poupança de energia, não estou a pedir para ligarem todos os candeeiros, mas que haja um mínimo de iluminação!
Com os melhores cumprimentos"

1 comentário:

João Paulo Pedrosa disse...

Bom Dia

Muito obrigado pela resposta! Não sabia se era avaria porque não está lá aviso nenhum, poderia ser uma obra que obrigava ao corte, poderia ser uma opção de gestão da iluminação pública. Agradeço então que reencaminhem a minha reclamação à EDP, pois por mais difícil que seja a avaria, em termos técnicos tem que haver uma data para a reparação da mesma avaria. O esperar a qualquer momento que as coisas sejam reparadas é uma boa maneira de deixar as coisas arrastarem-se no tempo, com o mau serviço que se presta às pessoas.
Se a avaria só puder ser reparada daqui a um mês acho que, no mínimo, deveria a EDP ser obrigada a colocar lá um aviso nos postes de iluminação.

Com os melhores cumprimentos

João Paulo Pedrosa


No dia 7 de Janeiro de 2013 09:18, Fernando Caçoilo escreveu:

At. Sr.João Paulo;

Antes demais, agradecer-lhe o seu mail, mas devo informar-lhe que a manutenção da rede IP, é uma obrigação e responsabilidade da EDP, neste caso, existe uma avaria (que não è fácil), mas que a EDP já conhece e esperamos a tudo o momento a sua reparação.

Com os melhores cumprimentos e Bom Ano.

FCaçoilo - CMI

NOTA DO AUTOR DO BLOGUE: Afinal foram rápidos a responder da Câmara de Ílhavo. Mas têm lá uns ofícios a que não dão resposta... pelos vistos desta vez tive mais sorte, a resposta foi imediata!